EXAMES OCUPACIONAIS

Como parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), realizamos os seguintes exames:

Exame Admissional

Realizado antes da contratação do colaborador, visando avaliar suas aptidões físicas e mentais, com o objetivo de verificar se o mesmo se encontra apto para a função desejada e se o exercício da função pretendida não trará agravos à sua saúde.

Exame Periódico

Deverá ser feito em tempos pré-determinados para todos os colaboradores da empresa. A periodicidade depende do risco ocupacional existente no ambiente de trabalho. Também pode ser reduzido no caso em que alguma patologia, de origem ocupacional ou não, tenha sido detectada. O objetivo deste exame é monitorar e diagnosticar, precocemente, algum agravo à saúde do trabalhador.

Exame de Mudança de Função

Executado sempre que o colaborador for transferido de função e/ou setor, desde que haja alteração em seus riscos ocupacionais. Visa identificar se o trabalhador possui a predisposição necessária para exercer a nova função e se o exercício desta não trará prejuízos à sua saúde.

Exame de Retorno ao Trabalho

Deverá ser realizado no primeiro dia do retorno ao trabalho, em casos onde o colaborador permaneça afastado de suas atividades por um período igual ou maior a 30 dias, seja por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou ainda no retorno ao trabalho após o final da gestação. O objetivo do exame é constatar se o funcionário realmente já está em plenas condições de reassumir seu posto.

Exame Demissional

Executado até a data da homologação. Consiste na análise clínica ocupacional e geral, para avaliar as condições físicas e mentais do trabalhador e observar se o mesmo desenvolveu alguma patologia em decorrência do trabalho desempenhado. Exames complementários poderão ser solicitados, caso necessário.

Exames Complementares

Audiometria
Espirometria
Radiografia de Tórax e Coluna
Eletroencefalograma (EEG)
Avaliação Psicossocial
Acuidade Visual
Ultrassonografia